Desde o início do século XX minha família, (começando pela minha tetravó) que residia no povoado do Ribeirão de Santo Antônio (Resende Costa/MG) onde estão nossas raízes, já trabalhava com o artesanato manual de colchas e tecidos para roupas.
O tear manual feito de madeira e todo material para a produção das colchas e tecidos eram obtidos na própria área rural, como o algodão, a lã extraída do carneiro e corantes naturais. Por dias eram tecidas as colchas, sempre com desenhos geométricos de bela exuberância e os tecidos para roupas. Logo após ficarem prontos eram trazidos por muitos quilômetros em lombos de cavalos para serem vendidos ou trocados por outras mercadorias, como alimentos e remédios.
Desde então o ato de tecer vem passando de geração em geração. Antigamente só as mulheres se incumbiam de tal função e hoje não existe distinção de sexo, filhas e filhos, netas e netos. Todos realizam o artesanato com o mesmo primor sempre visando o aperfeiçoamento, qualidade e variedade das peças produzidas. Atualmente grande parte da família se dedica exclusivamente ao artesanato que já se tornou por décadas fonte de renda e orgulho de toda a Resende Costa, e que hoje é conhecido em todo o Brasil.
Nossa história é muito mais longa e curiosa e teremos o maior prazer em contá-la e explicar todo o processo artesanal que realizamos hoje para a produção do artesanato.
Sintam-se convidados, teremos maior prazer em recebê-los. Conheça e encante-se com Gracy Artesanato.